Teatro: Avenida Q

Olá, pessoal! A indicação que eu trago hoje para vocês é de um musical da Broadway chamado Avenida Q. Ele é composto por atores, bonecos e uma banda ao vivo, com inspiração na série de televisão Vila Sésamo, que conta a história dos habitantes da Avenida Q, após a chegada do recém-formado Princeton, que não tem dinheiro para alugar um apartamento em um lugar melhor.

“Eu comecei pela Avenida A, mas tava tudo meio fora do meu orçamento… Por aqui parece que tudo é bem mais barato, né?”

A história também conta com personagens como Kate Monstra, que sonha em criar uma escola só pra monstros, os companheiros de quarto Rod e Nick, o casal Brian e Japa-Neuza, o monstro Trekkie, que é viciado em pornô, dentre outros.

O espetáculo, apesar de ser feito com bonecos, não é algo recomendado para crianças. O musical aborta diversos temas que são considerados tabus, como racismo e sexualidade, de uma forma engraçada e inusitada. Músicas como “A internet é pornô”, “Se você for gay”, “Todo mundo é meio racista” e “Que merda que eu tô!” fazem parte do repertório do musical.

Versão da música “Se você for gay”, interpretada em São Paulo, em 2009.

O musical foi escrito por Robert Lopez e Jeff Marx, sendo transferido para Broadway em 2003, ganhando vários Tony Awards, em seguida sendo executado em vários países e chegando ao Brasil em 2009, com versão brasileira de Claudio Botelho.

Tive a oportunidade de assistir a uma das várias versões do musical aqui na minha cidade (Fortaleza-Ce) há algumas semanas, e, mesmo depois de tanto tempo, continuo com as músicas na cabeça. Dá para entender o sucesso que esse espetáculo politicamente incorreto faz mesmo depois de todos esses anos. Porém, enquanto eu o assistia, pude notar a saída de algumas pessoas, principalmente de mães com seus filhos (a classificação indicativa é de 14 anos), e a cara de insatisfação ou desconforto de algumas pessoas. Creio que ele é um espetáculo do tipo que você ou ama ou odeia. E eu estou entre as pessoas que o amou do começo ao fim.

Se você não se importa com algumas cenas de sexo (entre bonecos) e de ouvir algumas verdades que ninguém fala, Avenida Q é uma boa opção de entretenimento para você. Não sei se o espetáculo irá viajar por todo o país, mas se você tiver interesse e não poder assisti-lo pessoalmente, você pode encontrar algumas cenas do musical no Youtube.

Para quem gosta de ver os bastidores, aqui tem um vídeo com o elenco de Avenida Q que está aqui em Fortaleza falando um pouco sobre o musical e a montagem do cenário:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s