Livro: Antes de dormir

“Há lembranças que é melhor não ter. Coisas que é melhor perder para sempre.” – Antes de dormir.

Mais um desafio completo! “Antes de dormir” foi escolhido para o desafio “um livro do gênero que você menos leu no ano passado”. Teoricamente, eu devia ter começado a lê-lo na segunda-feira da segunda semana temática da #MLI2015. Porém, como me atrasei muito na leitura de Grimm’s Complete Fairy Tales, só comecei a ler o livro na sexta-feira (mas ainda na semana do suspense/thriller/terror. Notem minha desviada épica do flop!).

“Antes de dormir” conta a história de Christine, uma escritora que, após um acidente de carro, perde todas as memórias que teve durante o dia quando dorme.

Todos os dias ela acorda achando que ainda tem 20 anos e, às vezes, até mesmo acredita que é uma criança, para logo em seguida perceber que está com quase 50 anos, deitada em uma cama ao lado de um homem que ela julga não conhecer.

Após isso, segue-se uma espécie de ritual, com fotos e bilhetes sobre sua vida, espalhados pela casa e sendo explicados por Ben, seu marido.

Depois de ser deixada sozinha em casa, quando Ben vai para o trabalho, Christine recebe um telefone de um homem chamado Dr. Nash que alega ser seu médico e a entrega, depois de buscá-la em casa e levá-la para tomar café em um parque, um diário escrito por ela, contando toda a sua vida.

Após se despedir do Dr. Nash e começar a ler o diário, no qual está escrito na primeira página “Não confie em Ben”, Christine começa a descobrir mais sobre a sua história, chegando muitas vezes a desconfiar se tudo que está escrito é mesmo real ou se são apenas memórias inventadas por sua imaginação. Com isso, Christine se encontra numa situação em que não sabe mais em quem realmente deve confiar.

O autor soube muito bem conduzir o nível de suspense durante todo o livro. Durante várias vezes, criei diversas teorias para tentar adivinhar o que realmente estava acontecendo, tendo a maioria delas derrubadas nas páginas seguintes. Tenho que dizer que, apesar de chegar perto do que realmente acontece no fim, ainda assim fiquei completamente surpresa com uma parte que quase explodiu minha cabeça.

Antes de dormir é um livro que, apesar de denso, pode ser lido em pouco tempo, pelo fato da narrativa correr fluidamente e da curiosidade não deixar você largar o livro nem um minuto sequer. O livro é dividido em três partes: antes, durante e depois de Christine ler o diário recebido pelo Dr. Nash, com a segunda parte sendo dividida não em capítulos, mas em datas que contam as descobertas feitas pela protagonista a cada dia.

Gostei muito de como tudo ocorreu, e acabei dando cinco estrelas para ele. Para aqueles que gostam de um bom livro de suspense, “Antes de dormir” é uma leitura altamente recomendada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s