Livro: O futuro de nós dois

Quinto livro da #MLI2015! Escolhi esse livro para completar o desafio “um livro com a capa azul”.

            “O futuro de nós dois” conta a história de Emma e Josh, vizinhos e amigos de  infância que se distanciam após Josh tentar beijar Emma. Junto com Kellan e Tyson, eles formam um grupo de amigos inseparáveis, mesmo com alguns empecilhos amorosos que ocorrem com o grupo.

            Porém, as coisas mudam quando Emma ganha um computador do seu pai. O ano é 1996, mas, depois de receber um CD-ROM da America Online com 100 horas de internet grátis de Josh e cadastrar seu e-mail, Emma passa a receber atualizações sobre seu futuro daqui a 15 anos, em um site chamado “Facebook”. Juntos, Emma e Josh tenta entender como esse site surgiu para Emma e como suas ações no presente irão interferir em seus futuros.

            Jay Asher e Carolyn Mackler conseguem conectar bem as histórias, não havendo furos de um capítulo a outro (creio que Jay é responsável por escrever os capítulos de Josh e Carolyn, os de Emma, ambos em primeira pessoa).

            O livro traz muitas referências dos anos 90, sendo interessante observar como os protagonistas reagem com as novas tecnologias que estão surgindo.

“Ajeito o Discman no braço com o fecho de Velcro e saio para o gramado da frente de casa, parando para me alongar. (…) Aperto o Play no Discman. Kellan fez um CD de corrida para mim — começa com Alanis Morissette, depois vem Pearl Jam, e, no fim, Dave Matthews.” – O futuro de nós dois

            Apesar de o livro ser bem leve, fiquei um pouco irritada em algumas partes da história por causa da Emma. Sei que ver suas atitudes no presente afetando sua vida no futuro quase que instantaneamente através de uma página na internet deve ser bem assustador. Porém, em alguns momentos, Emma fica quase histérica, tomando atitudes compulsivas com base em interpretações de pequenas frases em sua página do Facebook, não se importando com o que poderia acontecer no presente dela e no das outras pessoas ao seu redor.

            Em contra partida, achei que o Josh agia de uma maneira muito mais sensata, tentando não se deixar influenciar pela página o tempo todo, preocupando-se mais com o presente.

            Por causa desses motivos, não fiquei muito satisfeita com o final do livro. Acho que as coisas deveriam ter terminado de formas diferentes para os protagonistas. Por isso, acabei dando apenas três estrelas para o livro, apesar dele tratar de um tema bem interessante, que poderia ter sido melhor explorado.

            E você, já leu “O futuro de nós dois”? Gostou do final? Deixe seu comentário no post para que nós possamos conversar mais sobre o livro!

Anúncios

Um comentário sobre “Livro: O futuro de nós dois

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s