Livro: O Reino das Vozes que não se Calam

O quarto livro da autora Carolina Munhóz, publicado pela editora Fantástica em parceria com a atriz Sophia Abrahão, conta a história de Sophie, uma garota que sofre bullying constantemente na escola por seu tipo físico muito magro, seu jeito de se vestir e pelo modo como se portar.

Ao ser humilhada em frente a todos da escola em uma festa, sentindo-se traída por sua melhor amiga, Sophie volta para casa chorando até cair no sono, onde é sugada por um Reino com cores vivas, flores que cantam, fadas, sereianos e animais falantes.

Sophie descobre que é a futura princesa deste Reino, onde é amada por todos, e precisa realizar três tarefas para poder habitá-lo para sempre. Vivendo em dois mundos, um onde é excluída e maltratada pelos que estão ao seu redor e outro em que a veneram, Sophie passa por momentos difíceis que ocasionam um quadro de depressão que pode impedi-la de conseguir realizar as tarefas necessárias para ficar perto daqueles que a amam.

Apesar de ter uma autoestima baixa, Sophie possui um senso de ironia muito aguçado, tornando engraçadas algumas partes do livro. Além de Sophie, Léo é outro personagem que proporciona momentos de discontração. Ele um garoto parecido com a protagonista, com tiradas engraçadas e respostas inteligentes, mas, diferente dela, ele conquista todos da escola quase que imediatamente.

“O rapaz tinha um modo de se vestir totalmente diferente dos outros de seu colégio. Parecia meio perdido na fotografia. (…) Pelo post de Angélica, ele era a mais nova sensação do lugar” – O Reino das Vozes que não se Calam, páginas 66 e 67

Por a Carolina ser fã de Harry Potter (a autora já fez parte da equipe do site Potterish), encontramos algumas referências à série no livro:

            “Ei, sem preconceitos com bruxa, ok? A minha carta também nunca chegou…” O Reino das Vozes que não se Calam, página 130

Muitas bandas e músicas também são citadas, com trechos de canções em várias partes do livro:

            “ – Alabama, Arkansas, I do love my ma and pa. Not the way tha I do love you – reiniciou o rapaz, tentando encorajá-la a cantar” O Reino das Vozes que não se calam, página 195. Trecho da música Home – Edward Sharpe and the Magnetic Zeros.

            Creio que o público alvo do livro é de uma faixa etária entre 12 a 15 anos, o que talvez tenha sido o motivo por eu não gostar inteiramente do livro. Entretanto, mesmo com a diferença de idade, achei que as autoras conseguiram explorar bem a carga emocional do livro, dando-o um final satisfatório.

Para quem gostou do livro, a editora Rocco (dona do selo Fantástica) já anunciou o lançamento do próximo livro da série, O Mundo das Vozes Silenciadas, para o mês de setembro deste ano.

capa-o-mundo-das-vozes-3
O mundo das vozes silenciadas. Fonte: http://www.rocco.com.br/index.php/o-mundo-das-vozes-silenciadas-capa-trecho-exclusivo/
Anúncios

2 comentários sobre “Livro: O Reino das Vozes que não se Calam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s