Livro: Cotoco

Cotoco narra a história de John Milton, um garoto de 13 anos com uma família maluca que vive na África do Sul em 1990, época em que ocorre a libertação de Nelson Mandela, símbolo da luta da população negra contra o racismo.

Enquanto o país vive uma virada histórica e se divide entre aqueles que apoiam ou não a libertação de Nelson Mandela, Cotoco (que recebeu esse apelido por causa de suas partes íntimas pouco desenvolvidas) passa por diversas transformações em sua vida: é o seu primeiro ano como bolsista em um respeitado internado só para garotos.

O livro é narrado em primeira pessoa, no diário que Cotoco ganhou de presente de seu avô, onde ele narra sobre seus dias e o dos Oito Loucos (como são conhecidos seus colegas de dormitório) durante o ano.

“A vida de todos nós, por mais comum que seja, preencherá uma estante inteira de livros, ou, com sorte, muitos rolos de filmes. Não se esqueça de nada, sob pena de ser esquecido.” – pág. 206

Na escola, além dos colegas de quarto e de Minhoca (veterano ao qual Cotoco tem que servir durante todo o ano), Cotoco também cria laços estreitos com o professor de inglês, Guv, que o indica diversos livros que são discutidos logo após pelos dois numa espécie de clube do livro em dupla, como Senhor dos Aneis, Procurando Godot, O apanhador no campo de centeio, etc.

“Lembre: em caso de dúvida, continue lendo. Os livros nunca deixam a gente na mão” – pág. 386

Com partidas de críquete e rúgbi, diversas matérias escolares e ensaios para a peça teatral “Oliver”, além do descobrimento do sexo feminino, escapadas noturnas em grupo para o lago, buscas pelo fantasma de um antigo professor da escola e leituras indicadas pelo professor de inglês, Cotoco tem uma vida agitada durante seu primeiro ano letivo, com momentos de humor em diversas cenas.

Embora seja um livro classificado como comédia, ele possui momentos com uma carga mais dramática, tratando de assuntos sérios como questões políticas e perdas abruptas durante a história. Por isso, ao ler Cotoco, sugiro que vocês preparem um estoque de lencinhos ao seu lado, paras as lágrimas de tristeza e as de alegria.

Anúncios

Um comentário sobre “Livro: Cotoco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s