Livro: O Oceano no Fim do Caminho

Será que todas as memórias que temos do passado e, principalmente, da infância são reais?

O oceano no fim do caminho é o primeiro livro adulto publicado por Neil Gaiman, autor do romance Coraline e das histórias em quadrinhos de Sandman, desde 2005. O livro conta a história de um homem que, após comparecer a um enterro, vai, quase que inconscientemente, ao antigo endereço em que morou durante a infância com seus pais e sua irmã. Ao perceber que tudo está mudado, pois a casa em que morava fora demolida para dar lugar a uma nova construção, ele decide visitar a antiga fazenda Hempstock, onde morava Lettie, sua única amiga aos 7 anos de idade, e o lago que fica atrás dela, do qual Lettie chamava de oceano.

Sentado em um banco de madeira lascada de frente para o lago, o personagem principal, cujo nome nunca é mencionado no livro, começa a relembrar os acontecimentos ocorridos em sua infância. Quando criança, ele era um garoto recluso, que não possuía amigos e que passava todo o tempo na companhia de diferentes livros,  capazes de transportá-lo para outros lugares e fazê-lo esquecer de sua vida solitária.

“Fui para outro lugar em minha cabeça, para dentro de um livro. Era para onde eu ia sempre que a vida real ficava muito difícil ou muito inflexível.” O oceano no fim do caminho, pág. 72.

“Desde pequeno eu sempre pegava várias ideias emprestadas dos livros. Eles me ensinavam quase tudo o que eu sabia sobre o que as pessoas faziam, sobre como me comportar. Eram meus professores e meus conselheiros.” O oceano no fim do caminho, pág. 92.

O acontecimento fatídico que o apresentou a Lettie Hempstock ocorreu numa manhã de sábado. Sua família, que passava por dificuldades financeiras, estava alugando seu quarto para diferentes pessoas para conseguir um dinheiro extra. O último inquilino que apareceu foi um sul africano, que cometeu suicídio no carro de seu pai em frente à fazenda Hempstock, após perder todo dinheiro que tinha em apostas. Com isso, ele acabou desencadeando diversos eventos que começaram a abalar a vida de todos ao redor, e somente com a ajuda das mulheres Hempstock que o mal trazido poderia ser sanado.

A história é narrada em primeira pessoa e o livro é uma espécie de fábula que aborda o impacto dos acontecimentos da infância na vida adulta. Ele mostra como a visão que temos quando criança pode mudar quando crescemos. Você por acaso já revisitou uma local em que só ia quando criança e teve a impressão de que ele era menor do que a imagem que você tinha em mente? O livro brinca um pouco com essa sensação, mostrando que muitas coisas que nós as vezes pensamos que são de um jeito podem não ser e que, com o passar do tempo, a memória vai se modificando e se perdendo.

“Nada nunca é igual (…). Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando ou se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos.” O oceano no fim do caminho, pág. 185.

Cheio de fantasia e alegorias, características próprias das obras de Gaiman, e uma surpreendente reviravolta no final, o livro é capaz de captar sua total atenção do início ao fim, sendo possível ser lido por completo em um único dia.

Anúncios

9 comentários sobre “Livro: O Oceano no Fim do Caminho

  1. Sim, por favor, leia! Você não vai se arrepender, principalmente porque a leitura flui de uma forma tão rápida que quando menos você esperar, o livro já acabou, te deixando com saudades da história e fazendo você desejar uma continuação. ❤

    Curtir

  2. Pingback: TAG: Bang!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s