Coleção Pajeú: Aldeota

Escrito por Sânzio de Azevedo (autor de mais de 25 livros e Doutor em Letras pela UFRJ, além de ocupante da Cadeira nº 1 na Academia Cearense de Letras desde 1973), o livro nos traz uma breve história sobre os personagens que dão nome às ruas do bairro que antes era conhecido como Outeiro. Além disso, ele aborda diversos assuntos, dos quais escolhi três para comentar.

O primeiro marco histórico da Aldeota que achei interessante pontuar foi  o Palácio do Plácido, que teria sido construído pelo empresário Plácido de Carvalho para a sua esposa italiana, Maria Pierina Rossi, para que ela se lembrasse de sua terra natal. Infelizmente, o Palácio foi vendido pelos herdeiros do empresário em 11 de fevereiro de 1974 ao grupo Romcy para construção de um supermercado. Porém, por motivos desconhecidos, o projeto do supermercado não foi levado para frente e, em seu lugar, foi construído o centro cultural Luíza Távora, localizado na Praça Luiza Tavora, lugar de encontro e lazer de muitos fortalezenses atualmente.

02
Antes: Palácio do Plácido. Fonte: Fortaleza Nobre. Acesso em: 27/10/2015
81514780
Atualmente: Praça Luiza Távora. Fonte: https://goo.gl/hLNhQN. Acesso em: 07/11/15

Outro lugar responsável pela identidade do bairro que merece atenção é a Praça Portugal. Inaugurada em 27 de maio de 1947 e reinaugurada em 6 de abril de 1968, ela é um símbolo de amizade entre a comunidade portuguesa e a cearense.

“É ela quem dá as boas vindas aos turistas. Todos os que vêm do aeroporto circulam a praça, a caminho das praias e dos hotéis, ou em algum momento irão circular por ela, e certamente são os momentos mais agradáveis. Além de ícone, a praça tem sido, para a comunidade portuguesa, uma demonstração de carinho do Ceará com Portugal. Não a vemos como praça dos portugueses, mas sim dos cearenses.” BRANDÃO, Neto apud AZEVEDO, Rafael Sânzio de. Op. cit., pág. 58. apud LEAL, Angela Barros. Op. cit., p. 88.

38535251.praaportugal2
Praça durante o período de natal, com sua icônica árvore, com luzes que mudam de cor a cada ano. Fonte: http://goo.gl/gNw26E. Acesso em: 27/10/15

A terceira e última construção a ser comentada, que marca o crescimento comercial do bairro, é a do Center Um Shopping, não somente o primeiro shopping da Aldeota como também o primeiro de Fortaleza, inaugurado em 6 de novembro de 1974. O shopping tinha como loja-âncora, o Pão de Açúcar – Jumbo, cujo símbolo era um elefante segurando um trevo de quatro folhas. Depois de um tempo, esse elefante desapareceu, ficando apenas o trevo como símbolo do shopping. Com a construção do shopping, ocorreram várias instalações comercias e de serviço nos arredores do bairro.

ng1920493
Logo do Pão de Açúcar – Jumbo. Fonte: http://goo.gl/asOzje. Acesso em: 27/10/15.
shopp center um00001
Center Um Shopping, exibindo o trevo de quatro folhas como logo, e supermercado Pão de Açúcar ao lado. Fonte: http://goo.gl/oLUIvV. Acesso em: 27/10/15

Além disso, temos trechos de história que contam como viviam a sociedade da época, morando em mansões luxuosas com piscinas, jardins e quadros de grandes pintores. Um costume curioso da época era a encomenda de livros decorados ricamente para servir principalmente para decoração dos ambientes, sendo comprados por metro.

E você? Conhece mais alguma curiosidade sobre o bairro? Comente nesse post ou nas páginas do Instagram ou do Facebook o que você sabe sobre o bairro Aldeota! Lembrando que, para quem quiser ter acesso ao livro do qual estamos tirando essas maravilhosas histórias, é só acessar o site da Secretária de Cultura de Fortaleza, que disponibilizou os pdfs de grande parte dos livros da coleção Pajeú. Boa leitura!

Anúncios

Um comentário sobre “Coleção Pajeú: Aldeota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s