Livro: O menino dos Fantoches de Varsóvia

Às vezes, um simples objeto pode trazer consigo grandes histórias. O casaco do avô de Mika é um bom exemplo disso.

Mika é um garoto de 12 anos que mora em Varsóvia com sua mãe e seu avô. Influenciado pelo avô, um reconhecido professor de matemática na Universidade de Varsóvia, Mika sonha em um dia seguir os passos de grandes cientistas e artistas poloneses, como Chopin, Copérnico e Madame Curie. Seu sonho, porém, é interrompido em 1939, quando a Segunda Guerra Mundial começa e Varsóvia é atacada pelas forças alemãs.

Feito inicialmente para comemorar uma promoção recebida por seu avô na universidade, o casaco começa a ganhar novos bolsos secretos, servindo de esconderijo para objetos preciosos. Após a morte de seu avô, Mika descobre os segredos preservados no casaco e, junto com eles, dezenas de fantoches preservados na despensa de sua nova casa no gueto, que o ajudam a sobreviver em meio ao cenário de fome, devastação e desespero causado pela guerra.

“O menino dos fantoches de Varsóvia”, da autora Eva Weaver, publicado no Brasil pela editora “Novo Conceito”, não é apenas um livro sobre a Segunda Guerra Mundial e as atrocidades que assolaram o povo judeu. Ele nos mostra, com um rico material histórico, os acontecimentos vividos por diversas pessoas que viveram nos guetos de Varsóvia, verdadeiros heróis que fizeram o que podiam para ajudar os outros numa forma de se rebelar às imposições alemãs, através do olhar de Mika. Ele retrata também o dia-a-dia nas prisões da Sibéria, onde os soldados alemães foram aprisionados pelos russos após a derrota alemã.

O livro contém diversas datas com seus acontecimentos marcantes, ajudando-nos a compreender melhor o que aconteceu na época. Ele também apresenta personagens inspirados em pessoas reais, como é o caso de Janusz Korczak, administrador de um orfanato no gueto.

A autora, além de conseguir capturar com delicadeza a crueldade sofrida pelos judeus através da vida de Mika e das pessoas ao seu redor, consegue nos apresentar o que aconteceu com uma parte do povo alemão, que ficou arrependido e envergonhado pelos atos cometidos durante a guerra, ficando devastado após perdê-la, através do olhar de Max, soldado alemão que conhece Mika e seus fantoches e é tocado por eles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s